Notícias

ASA Potiguar debate III Encontro Nacional de Agroecologia

RN CaravanaJerlândio Moreira – comunicador popular da ASA
Governador Dix-Sept Rosado – RN

Aconteceu na manhã do dia 27 de junho, no município de Governador Dix-Sept Rosado, no Rio Grande do Norte, o 4º Fórum Microrregional Médio Oeste da ASA Potiguar. O evento aconteceu nas dependências do auditório da Câmara Municipal de Vereadores do referido município, e contou com representações de várias organizações não governamentais, representantes do movimento sindical e fóruns de associações dos 17 municípios que compõe a microrregional do Território Sertão do Apodi.

A pauta principal hoje discutida foi a discussão de preparação da Caravana Agroecológica, rumo ao III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), do Sertão do Apodi, que foi facilitada pelo sindicalista Agnaldo Fernandes, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Apodi. A Caravana, está prevista para acontecer nos dias 23 a 26 de outubro de 2013 e terá como objetivo central dar ênfase as experiências agroecológicas, ou situações de conflito que impedem a ampliação da agroecologia na região, como o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, projeto do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), por exemplo.

A Caravana terá a participação de agricultores, técnicos e movimentos de outras regiões e outros estados do Brasil, que farão um percurso no Território Sertão do Apodi, com a finalidade de levar às pessoas do território a refletir sobre suas próprias experiências. O intercâmbio cultural também é um dos propósitos da caravana. Será possível perceber como desde as pequenas propriedades são criadas importantes redes econômicas, que contribuem muito para o desenvolvimento local. A visita também permitirá avaliar o contexto da agricultura e do desenvolvimento rural no Brasil e a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, cujo decreto foi assinado pela Presidência da República em agosto de 2012.

Foi encaminhado então pelos presentes na Microrregional, que as organizações sociais, movimentos de feirantes, ONGs e Sindicatos participarão de uma reunião de preparação da Caravana, que acontecerá dia 02 de julho, na Cúria Diocesana de Mossoró, onde será elaborado o roteiro da caravana e a composição da coordenação que estará a frente das principais discussões.

Rumo ao III ENA

Após o I Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), no Rio de Janeiro, em 2002, foi criada a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). O ENA é um momento de culminância do processo de mobilização dos agricultores e organizações que trabalham na promoção da agroecologia em todo o Brasil. Celebração, troca de experiências, apresentação para a sociedade e governos das inquietações e propostas do movimento agroecológico, são questões abordados nos encontros.

Se o primeiro encontro serviu para mapear as experiências que estavam dispersas Brasil afora, o II ENA, que ocorreu em 2006, em Recife, foi o momento de consolidação e apresentação das propostas que a ANA tem para que as políticas públicas incorporem o enfoque agroecológico. De acordo com Denis Monteiro, secretário executivo da ANA, o III ENA será um momento de apresentar a agroecologia como proposta para o desenvolvimento da agricultura no Brasil.

Informações: http://www.agroecologia.org.br/

(*) Fonte: ASA Brasil.

Dexe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.