comida no lixoApesar do grave problema da fome que atinge cerca de 870 milhões de pessoas no mundo (conforme dados da FAO, em outubro de 2012), quase metade do alimento produzido no planeta vai direto para o lixo. É o que aponta um estudo realizado pelo Institution of Mechanical Engineers, do Reino Unido.

Segundo Tim Fox, diretor de Energia e Meio Ambiente da entidade, “As razões desta situação variam das técnicas insatisfatórias de engenharia e agricultura à infraestrutura inadequada de transporte e armazenamento, passando pela exigência feita pelos supermercados de que os produtos sejam visualmente perfeitos e pelas promoções de ‘compre um, leve outro grátis’, que incentivam os consumidores a levar para casa mais do que precisam”. Na Grã-Bretanha, 30% das frutas, das verduras e dos legumes plantados sequer são colhidos por causa de sua aparência.

O desperdício de comida ainda traz consequências graves aos recursos necessários para esta produção. O aspecto mais alarmante se refere aos 550 bilhões de metros cúbicos de água gastos para produzir alimentos que não são consumidos. Com a previsão da ONU de que a população mundial chegue a 9,5 bilhões até 2075, é ainda maior a necessidade de buscar medidas para que a comida que sobra para alguns não falte para muitos outros.

O desperdício entre nós

Infelizmente, esta é uma realidade que encontramos bem perto de nós, principalmente em supermercados e restaurantes do tipo buffet livre, nos quais algumas pessoas se servem com exagero e deixam no prato muita comida que vai ao lixo. Alguns estabelecimentos buscam evitar esta situação, cobrando uma taxa extra para quem desperdiça alimento.
Seja em suas cadeias de distribuição, seja em nosso consumo pessoal, o desperdício de alimentos é um hábito que deve ser cada vez mais combatido por nós.

(*) Fonte: BBC Brasil.