valquiria-smithO VIII EnconASA já bate à nossa porta e a organização em Minas Gerais caminha a passos firmes. Segundo Valquíria Smith, coordenadora da ASA Minas, o semiárido mineiro se sente grávido e agora é esperar o momento de encontro nascer. Saiba um pouco mais como está o processo de construção na entrevista feita com ela pela Comunicação da ASA Minas.

Comunicação ASA Minas – Em qual etapa se encontra a construção do EnconASA?

Valquíria – Estamos na reta final do EnconASA. Faltam 60 dias. Os estados estão fazendo os seus momentos de preparação, tirando delegações e concluindo suas tarefas. Todos esses mutirões são para que o VIII EnconASA seja um grande momento da ASA que reflita nossa caminhada e aponte novos rumos para a ASA Brasil.

Comunicação ASA Minas – O que foi feito em MG pelas coordenações organizadoras do EnconASA?

Valquíria – Muito já foi feito em Minas. Estamos há um ano nos preparando, pensando tema, fermentando ideias, animando e conhecendo experiências, fortalecendo nossos processos organizativos e vendo que a ASA nos impulsiona, nos move, nos atira na construção desse encontro rico de oportunidades e cheio de vidas. Cada comissão, cada entidade, cada voluntário, cada comunidade, os grupos e pessoas do semiárido mineiro se sentem grávidos e grávidas e agora é esperar esse encontro nascer, nos dias 19 a 23 de novembro em Januária Minas Gerais.

Comunicação ASA Minas -Qual é o sentimento e quais as principais vitórias até agora?

Valquíria – Nessa construção sentimos dores, cansaço, fadiga, preocupação, exaustão, mas também nos animamos, crescemos como coletivo, fortalecemos a ASA Minas. Reafirmamos nosso compromisso com a rede ASA Brasil, na medida em que ela cresce, amadurece e se renova. Isso tem reflexo na própria caminhada da ASA que se faz a partir dos estados e de suas vivências. Já nos sentimos vitoriosos por assumirmos esse compromisso tão grande, de tanta responsabilidade, mas que também vai deixar força, organização, fortalezas e esperanças.

(*) Texto produzido pela Comissão de Comunicação da ASA Minas Gerais. Januária/MG, em 26/09/2012.

Veja o documento elaborado pela ASA para subsidiar os debates preparótios para o VIII EconAsa.