audiencia ministraNa noite desta quinta-feira (13/09), representantes da Rede Cerrado foram recebidos pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Reivindicaram a estruturação de uma política para conservação e uso sustentável do Cerrado, regularização dos territórios dos povos e comunidades tradicionais e de Reservas Extrativistas (RESEX) no Cerrado, e destinação de recursos para a conservação do bioma.

Braulino Caetano, coordenador-geral da Rede Cerrado, começou a reunião apresentando à ministra a Rede Cerrado. “Desde a Eco92, a Rede Cerrado mobiliza a sociedade em defesa do Cerrado”, declarou Braulino.

Hiparidi Top´Tiro, vice-coordenador da Rede Cerrado, e coordenador da Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado (MOPIC) falou sobre a primeira medida que precisa ser adotada: Termo de Cooperação entre MMA e a Rede Cerrado para sistematizar informações e problemas do Cerrado com participação de seus povos e comunidades tradicionais. Na ocasião, a ministra autorizou que recursos do GEF Cerrado sejam destinados para isso e delegou a realização do Termo de Compromisso ao secretário de Biodiversidade e Florestas, Roberto Cavalcanti, presente à reunião, e a assessoria do seu gabinete. “O MMA está de portas abertas para vocês”, disse a ministra.

Sobre a criação de RESEX no Cerrado, Izabella disse ser necessária uma avaliação criteriosa em terras de povos e comunidades tradicionais e solicitou à Rede Cerrado uma lista de priorização dessas Reservas, a ser avaliada pelo MMA.

A respeito da criação de um fundo para o Cerrado, a ministra disse que é preciso a criação da Lei do Cerrado para um fundo permanente. Para isso, é necessário tirar o Cerrado da invisibilidade. “A Rede Cerrado é o espaço para criar uma identidade plural para o Cerrado”, concluiu.

(*) Fonte: Rede Cerrado.