Agroecologia: A dinâmica produtiva da agricultura sustentável é um livro de Miguel Altieri, um dos principais pensadores da agroecologia, professor da Universidade da Califórnia. Abaixo veja a sinopse de um professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Sinopse do livro

Vários trabalhos nos últimos anos trataram da agroecologia buscando analisá-la afirmando-a conceitualmente como modelo teórico e prático interpretativo dos sistemas agrícolas. Sem dúvida a obra do professor Miguel Altieri foi central neste contexto. Quando foi lançada a 1ª edição de Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável, em 1998, pela Editora da UFRGS, essa publicação teve uma enorme aceitação. Este livro preencheu um vácuo na produção intelectual sobre o tema e acabou se transformando em obra referencial nos estudos acadêmicos e debates sociais. Vários anos se passaram e este livro continua atual e muito requisitado, justificando sua 5ª edição, agora lançada.
Este livro é, sem dúvida, um poderoso instrumento de visualização e viabilização da agroecologia como área de conhecimento e como prática produtiva, servindo como instrumento para pensar e agir em seu nome não como a institucionalização da marginalização da agricultura ecológica; tampouco apenas como “ecologização” da agricultura moderna ou convencional; mas como uma forma de agricultura apreendida enquanto uma verdadeira alternativa técnico-científica, como uma renovação do social e do sistema técnico-produtivo.
O livro de Altieri serve como um emulador de ações que buscam outras interpretações técnicas e sociais que possam indicar uma possibilidade de operar um novo sentido para a prática da agricultura. Nelas reside a capacidade de lutar e afirmar o potencial político transformador da agroecologia, agregando diferentes categorias e grupos sociais, mobilizando-os no sentido da sua afirmação enquanto alternativa social e técnica capaz de superar os impasses do atual padrão de agricultura e de desenvolvimento.

Jalcione Almeida
Comissão editorial SER
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural