Amanhã (8), será lançada na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica. A idealizadora da iniciativa, deputada federal Luci Choinacki (PT/SC), pretende estimular o debate entre parlamentares, movimentos sociais e populares e Poder Executivo em relação a uma alimentação saudável, livre de venenos. Assim, o colegiado poderá articular, de forma democrática e moderna, a solução para um novo modelo de agricultura no Brasil. Estarão presentes no lançamento da Frente Parlamentar os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

A agroecologia e produção orgânica consistem em alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos, nem adubos químicos ou hormônios. Consequentemente, esses alimentos não agridem a natureza e mantém a vida do solo inalterada.

O Governo Federal estima em 200 mil a quantidade de famílias empregadas na produção de alimentos orgânicos no País. A presidente Dilma Rousseff tem debatido com os ministros o objetivo de aumentar o número de famílias para 300 mil até 2014.

Além disso, por meio da Política Nacional de Agroecologia, o Governo planeja ampliar de 2% para 15% a participação de produtos orgânicos nas compras governamentais, além de incentivar o consumo desses produtos pela população. “Considero que para alcançar as metas é necessário que haja um aumento na distribuição de sementes, a capacitação dos produtores e da assistência técnica para que se possa garantir a certificação dos produtos. Juntos e com o mesmo objetivo, o Governo Federal e a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Agroecologia, vamos fortalecer novas relações no meio rural, a segurança alimentar e nutricional e o estímulo à pesquisa”, afirma a deputada.

Com origem na agricultura familiar de Santa Catarina, Luci Choinacki, percebe a necessidade de desenvolver na cultura e legislação brasileira a importância da agroecologia e da produção orgânica como base do desenvolvimento rural sustentável. “É preciso possibilitar à população melhor qualidade de vida através da oferta de alimentos saudáveis e do uso sustentável dos recursos naturais”, enfatiza. Luci ainda acrescenta: “os assentamentos da reforma agrária podem atuar como protagonistas nesse processo, por meio da troca de experiências, desde o preparo até a comercialização dos produtos com valor agregado”.

Os deputados federais Janete Capiberibe (PSB/AP), Sarney Filho (PV/MA), Afonso Florense (PT/BA), Celso Maldaner (PMDB/SC), Fernando Ferro (PT/PE) e Padre João (PT/MG) são os vice-coordenadores da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica.

Saiba mais:

A agroecologia é um sistema de produção agrícola alternativa ao modelo tradicional de agricultura, que busca a sustentabilidade da agricultura familiar resgatando práticas que permita ao agricultor produzir sem depender de insumos industriais com agrotóxicos.

Serviço:

Local: Auditório Freitas Nobre – subsolo do Anexo IV da Câmara dos Deputados.
Dia: quarta-feira, 8/8/2012
Hora: 9h

A ANA estará presente na atividade.

(*) Divulgação do mandato da deputada deputada federal Luci Choinacki (PT/SC).