Desde 2007, o tema Agroecologia, Agroenergia e Soberania Alimentar é um dos focos prioritários de atuação da Articulação Nacional de Agroecologia.

 

INICIATIVAS

 

Encontro de Experiências em Agroecologia, Agroenergia e Soberania Alimentar nos Territórios Rurais

 

Em fevereiro de 2008, a ANA organizou o Encontro de Experiências em Agroecologia, Agroenergia e Soberania Alimentar nos Territórios Rurais, reunindo iniciativas locais de produção de energia e alimento desenvolvidas por camponeses e agricultores familiares em diferentes regiões do Brasil. Nos dias seguintes ao evento, um painel de aprofundamento dessa temática aconteceu durante a Oficina de Planejamento da Coordenação Nacional da ANA.

 

RELATÓRIO DO ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS

 

 

Seminário Nacional Monocultivos, Agrocombustíveis e Crise do Modelo

 

O Seminário Nacional Monocultivos, Agrocombustíveis e Crise do Modelo foi realizado nos dias 14 e 15 de outubro de 2008, no Rio de Janeiro, através da parceria FASE, ANA, GT de Agricultura da REBRIP e GT de Agricultura da Aliança Social Continental. Para conhecer os resultados do seminário acesse o link, abaixo.

 

 

Encontro Nacional Mulheres em Luta por Soberania Alimentar e Energética

 

O GT Mulheres da ANA participou da organização do Encontro Nacional Mulheres em Luta por Soberania Alimentar e Energética (Belo Horizonte, setembro/2008), junto com a Marcha Mundial das Mulheres, a Via Campesina e a Marcha das Margaridas. O objetivo foi aprofundar a reflexão sobre soberania alimentar e energética, definindo uma plataforma de ação “a partir da visão das mulheres como protagonistas na resistência à imposição dos modelos que privilegiam o mercado em detrimento da soberania popular”.  Participaram do evento 465 mulheres rurais e urbanas, expressando diferentes identidades: camponesas, agricultoras familiares, extrativistas, indígenas, quilombolas, sem terra, atingidas por barragens, trabalhadoras urbanas, mulheres do movimento hip hop, da luta pela moradia, do movimento de trabalhadores (as) desempregados (as), entre outras.

 

Carta Política do Encontro – LINK

 

 

Seminário Internacional Agrocombustíveis como Obstáculo à Construção da Soberania Alimentar e Energética

 

 

 

Em novembro de 2008 realizou-se em São Paulo o Seminário Internacional Agrocombustíveis como Obstáculo à Construção da Soberania Alimentar e Energética, como um evento paralelo à Conferência Internacional sobre Biocombustíveis promovida pelo Governo Brasileiro. O encontro foi organizado por um amplo conjunto de organizações da sociedade civil, inclusive a ANA, e foi um momento importante de construção de convergências em torno de uma abordagem crítica ao modelo de agricultura industrial em que estão inseridos os agrocombustíveis.