premio pacariA Articulação Pacari é uma das 25 organizações vencedoras do Prêmio Equatorial 2012, promovido pela ONU, governos, sociedade civil, empresas e organizações comunitárias. A Iniciativa Equatorial tem por objetivo investir em soluções locais de desenvolvimento sustentável para tornar a sociedade, a natureza e as comunidades resilientes.

As experiências vencedoras foram selecionadas entre 812 inscritos de 113 países. A premiação será durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho de 2012, no Rio de Janeiro. Segundo a administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Helen Clark, o prêmio tem uma abrangência verdadeiramente global: “a resposta esmagadora de 113 países em 13 idiomas nos diz que existe um mundo lá fora de inovações baseadas nas comunidades, e que a demanda por um futuro melhor transcende fronteiras”.

Os critérios de elegibilidade do prêmio basearam-se principalmente no impacto que as iniciativas teem sobre o bem estar das comunidades e a gestão sustentável dos recursos naturais, através da igualdade e o empoderamento das mulheres, demonstrando capacidade de resiliência diante das mudanças ambientais, sociais e econômicas, com auto-suficiência local.

A Articulação Pacari acredita que esse prêmio é um passo importante para dar visibilidade à medicina tradicional brasileira, e contribuir para a construção de um marco legal para a sua prática, através da salvaguarda de conhecimentos tradicionais e do uso sustentável da biodiversidade.

(*) Matéria divulgada na Articulação Pacari.

Dexe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.