A produção de café agroecológico em Iconha, no sul do Espírito Santo, despertou o interesse de produtores no norte do Estado e tem levado agricultores à região para aprender técnicas do cultivo. Foi realizado um curso durante três dias promovendo o intercâmbio de conhecimentos sobre os métodos de produção utilizados. As experiências não utilizam agrotóxicos e nem prejudicam o meio ambiente.

 

Segundo um dos produtores local, a região e os cafeicultores só têm a ganhar com essa prática. São utilizadas técnicas de adubos químicos, ao invés de fertilizantes, e oficinas ensinam a planejar adequadamente a propriedade para todo o processo da produção do café.

Demétrius de Oliveira, coordenador do projeto, diz que também haverão intercâmbios sobre o plantio de outros alimentos. A iniciativa, segundo ele, também prevê o fortalecimento das feiras.

“O projeto visa gerar renda e qualidade de vida no campo para as famílias”, afirma Oliveira.

Alguns agricultores já praticam formas agroecológicas sustentáveis e outros estão querendo adquirir esse conhecimento para colocá-las em prática. Novas idéias também são estimuladas.

Veja a matéria sobre o assunto no portal G1:http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/estv-2edicao/t/edicoes/v/cafe-agroecologico-cultivado-no-sul-do-es-vira-exemplo-por-nao-conterem-agrotoxicos/1814807/