rsz dsc05913Por Francisco Corrales,

A Rede de Agroecologia do Leste Paulista e a Articulação Paulista de Agroecologia – promoveram no dia 12 de novembro de 2014 o “I Encontro da Agricultura Familiar do Leste Paulista: caminhando rumo à Agroecologia”. O evento ocorreu no auditório da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), com a participação de 210 pessoas representativas principalmente de organizações de agricultores familiares, extensionistas rurais, pesquisadores, professores e estudantes universitários. O Objetivo foi proporcionar um espaço de debates e de apresentação de propostas relacionadas à Agricultura Familiar, devido a 2014 ser considerado o ano internacional da agricultura familiar. O território do Leste Paulista abrange 90 municípios, muitos deles na região de Campinas-SP, com expressiva presença de agricultores familiares. O encontro foi o encerramento da agenda de 2014 que contou também com a realização de 4 dias de campo em agricultores familiares agroecológicos para troca de experiências.

 

Ao final do encontro houve a leitura e a aprovação pela plenária, da Carta da Agricultura Familiar do Leste Paulista. Expressa prioridades de ação às instituições públicas governamentais e não governamentais de pesquisa, ensino e extensão, para que venham a contribuir efetivamente para o avanço da Agricultura Familiar e da Agroecologia regional.

rsz dsc05923O encontro foi marcado por debates relacionados às demandas regionais da Agricultura Familiar, à organização dessas comunidades rurais, ao papel das mulheres e da juventude no contexto rural local. O acesso à terra na construção do conhecimento agroecológico também foi tema tratado no evento. As apresentações e debates contaram como a participação de representantes de 36 organizações governamentais e não governamentais vinculadas às temáticas da Agricultura Familiar e da Agroecologia.

Durante o evento houve um espaço destinado às trocas de sementes crioulas, que são aquelas melhoradas e conservadas ao longo do tempo pelas famílias agricultoras, adaptadas às suas condições de solo e clima, às suas práticas de manejo e preferências culturais. Ainda nesse local ocorreu a exposição de artesanatos produzidos com fibra de bananeira, pelo grupo de mulheres dos Assentamentos Rurais de Sumaré-SP, momento de partilha de conhecimentos e de produtos associados à Agricultura Familiar e à Agroecologia.

As atividades do encontro possibilitaram ricos contatos e trocas de experiências. Junto com outras iniciativas que ocorrem no Leste Paulista, contribuiu para o fortalecimento da Agricultura Familiar e ao avanço na transição Agroecológica, conforme relatou durante o evento a agricultora familiar Maria Ileide Teixeira Rosa, da Associação de Mulheres Agroecológicas do Assentamento 12 de Outubro, localizado em Mogi-Mirim – SP.

“Participando de projetos com viés de produção agroecológica aprendemos a produzir alimentos de forma a garantir nosso sustento e renda e ainda preservar o meio ambiente. A terra tem nos dado o necessário para uma vida digna, tranquila e feliz”, finalizou Maria Ileide.